Branca de Neve - A Volta da Rainha Má


A internet é maravilhosa, né?
Digo, quando não tá estragando sua infância ou te obrigando a falar sobre política em rede social. Mas o que lhes trago hoje é literalmente um achado.
Como já expliquei aqui, quadrinhos são uma mídia INCRIVELMENTE descartável. Não no sentido que os japoneses fazem, mas é parecido.

Mais ou menos como os curtas dos anos 30 e 40, quadrinhos servem pra tu passar um curto tempo enquanto espera ser atendido pelo médico, faz o número 2, ou espera tua paquera de internet te encontrar na cafeteria até tu perceber que leu toda a Guerra Civil sem querer e que levou um bolo da guria e vai voltar pra casa choroso&deprimido tendo que se alimentar de isopor com colorau e passar o resto da noite na internet tentando convencer fanboy da DC que Batman vs Superman é pior que Emoji Movie.

...

Onde eu tava? Ah, sim. Quadrinhos são descartáveis.

Antigamente eram publicados tirinhas de jornal ou histórias completas adaptando as Silly Symphonies, ou só misturando os personagens Disney sem muito motivo. Só pra citar algumas, tem uma história que o Smee, de Peter Pan, segue os Sete Anões pra achar o Papai Noel, outra em que Br'er Rabbit (Quincas) se encontra com a Bruxa Má, e aquela história onde Papai Noel encomenda bonecos ao Gepeto e o velho e Peter vão recuperar, com Gepeto consertando a varinha da Fada Madrinha no processo.
E você achava o lore de Descendentes frouxo e preguiçoso.
Não deixa de ser, mas enfim.


E uma dessas histórias só foi publicada uma vez no Brasil, mas trocentas vezes na Itália, mas já falo disso.
Vejamos como uma simples história em quadrinhos ignora todo o filme que a originou!



A história já começa com talvez o maior desafio que eu já enfrentei. Veja bem, eu consigo encontrar informações difíceis, escavar páginas do Google em busca de quadrinhos, filmes, ou trivia. Mas esse personagem... Não há UMA gota de informação sobre ele. Já procurei na Inducks, mas nada. O mais próximo que eu cheguei de achar algo são em páginas que já saíram do ar.

O que eu pude deduzir é que ele foi um personagem que provavelmente tem alguma popularidade na Espanha, já que, segundo a Inducks, a primeira página italiana não o destaca nas duas primeiras versões, com um texto de introdução bem comum, pra na Espanha ter o aspecto que temos na versão brasileira, que foi traduzido dessa versão, eu suponho. As cores batem com a versão espanhola, mas não com a versão italiana, que mostra um papagaio verde.

Aliás, porque raios ele se chama Lourito se ele não é loiro?


Also, o nome dele originalmente é Piperito Serapé. E como eu sei que em algum momento alguém vai cair nesse blog pesquisando pelo Google, eu já deixo um apelo.

IF YOU ARE READING THIS REVIEW AND KNOW SOMETHING ABOUT PIPERITO SERAPÉ OR LOURITO PLEASE CONTACT ME.

Agora podemos prosseguir.



Nossa história começa com um concílio de bruxas onde elas se reúnem pra saudar a mãe de todas as bruxas, a Mandioca.

Digo, Mamona.

Digo, Dilma.

Digo, Dilma.

Digo, Mamona.


E já começa errado porque A RAINHA MÁ ESTÁ MORTA!

Ah sim, o nome dela é Grimhilde. The more you know.


Acontece que Grimilda tinha a missão de destruir Branca de Neve... Porque motivos. O fato de que o design dela destoa completamente das outras bruxas me incomoda, mas divago.
Mãemona percebe que os poderes de Grime estão enfraquecendo, e mesmo que ela esteja em desonra em relação às outras bruxas, ela resolve dar outra chance pra rainha.

Ela tem três dias pra pegar uma lágrima de tristeza de Branca de Neve pra mudar a cor de um rubi em verde, caso contrário vai se transformar em vassoura e ser usada como extra em Aprendiz de Feiticeiro com Nicholas Cage.


Como Grimilde sabe que esse filme vai ser uma bomba, ela resolve se esforçar o máximo que pode, planejando uma infiltração no casebre dos Anões. Seu plano é assassinar o Príncipe Sem Nome na frente de Branca de Neve, pra que ela chore lágrimas de desespero e assim Grime possa voltar a ter moral com o Clubinho das Bruxas.


Eu poderia também dizer pra Branca que no futuro ela seria destituída do cargo de rainha, teria que fazer faculdade de jornalismo, o Príncipe a trocaria pela irmã da Cinderela, ela entraria em depressão e teria que viver tomando remédio, sofrer assédio de produtores de TV, e ter que sobreviver com um salário equivalente a duas trufas de leite ninho por mês sendo repórter em Auradon, esperando por uma sorte do destino pra ganhar um Death Note pra poder se vingar de todo mundo que a zombou e traiu.

Mas divago.


Enfim, Príncipe Cabeça de Balde vai caçar, deixando Branca sozinha arrumando a casa dos Anões.

Ok Branca, eu sei que tu adora ajudar os caras que te esconderam da morte certa, mas veja bem, cê precisa ensinar a eles a arrumar a casa, pelo amor do raio! Eles já podem cuidar de si mesmos, são anões crescidos!
...não, pera.


Grimilde espera o momento certo pra entrar na casa, mas como tem uma marca no chão da entrada que impede Grim de pisar, ela se transforma num cervo, que leva Branca a segurá-la nos braços e trazê-la pra dentro de casa.

Uma vez infiltrada na cabana, Grim lança uma magia que deixa Branca minúscula e a deixa em cima da lareira.
Provavelmente Branca tentaria escapar dali mesmo, mas como aparentemente ela foi transformada em uma bonequinha (logo, como raios ela iria chorar?), vamos aos anões.


E aqui vemos que Lourito ou Piperito Serapé é muito amigo de Dunga, e que ensinou ao anão careca a se comunicar através de música. Mesmo com o dia se findando, Zangado insiste que todos continuem trabalhando porque motivos.

Assim, o papagaio resolve voltar pra casa dos anões e-ok pera, ele é legitimamente um papagaio mexicano né? Ok, então como raios ele voou do México pra Alemanha?

Aliás, pera, Branca de Neve se passa numa Alemanha medieval. Nessa época o México não era habitado pelos Maias, Astecas, Caratecas, Hipotecas e os Melecas? Então como ele tá usando roupas relativamente modernas?

E COMO GRIMHILDE AINDA TÁ VIVA?


Enfim, Piperito presencia a transformação da bruxa em Branca, e os anões sentem o cheiro de sopa e voltam pra casa mais rápido do que se tu gritasse "PROMOÇÃO DE FIGMA 29,99" no meio de um evento pra otaku. Quando teu único alimento no dia é um pacote de bolacha Trakinas e um Toddynho, sentir cheiro de sopa deve ser o equivalente a se apaixonar pela primeira vez.


Piperito tenta alertar os anões, mas Zangado protesta por nenhum motivo em especial exceto seu nome na certidão de idade. Mas logo os anões começam a questionar o comportamento da falsa Branca, e acabam sendo transformados em miniaturas.
Ou seja, ficaram do tamanho da minha amiga Nathália.

(Te amo viu Nat, por favor não morde minha canela)



Mas Dunga consegue escapar, e sorte a dele, Grimilde está fraca e precisa de carvão pra descansar suas energias. Ela encontra um saco e transforma as pedras preciosas em carvão.

...That was needed.

Poderia fazer uma piada com a Nat,
mas aí é baixaria demais.
Dunga então corre em busca de Piperito Serapé, e começa a tocar um pagodão sofrência pra que o papagaio apareça em seu socorro. Após uma série de trapalhadas, Dunga encontra o Lourito mais albino do mundo e o convence a ajudar os anões a lutar contra a bruxa.

E eu nunca achei que fosse dizer isso na vida.

Com o auxílio de passarinhos, Dunga rouba a varinha da bruxa e se transforma em fumaça, entrando na casa e tornando seus irmãos ao normal.

A essa altura eu só quero ir dormir mesmo, nem vou questionar.



Os anões saltam e imobilizam Grimilde, e só de falar a frase mágica final a rainha vira pequena...? Não tinha que ter algo antes diss-enfim.


Branca de Neve faz um bolo pra comemorar, e Zangado acaba com o bolo na cara e pendurado na árvore após pegar carona na bruxa que acabara de sofrer seu castigo e voa em direção a Chinatown.



Rapaz, que história zoada. Não é à toa que só foi publicada uma vez aqui, porque de fato não envelheceu bem. Os diálogos são clichês, a história não faz UM PINGO de sentido em nenhum aspecto que se procure, e o que tornava o filme original divertido é drasticamente reduzido (no caso, as personalidades dos anões e a singeleza da Branca).


Ainda assim, é uma pérola que vale a pena ler pra estudar os quadrinhos Disney antigos, e até comparar com hoje, com os quadrinhos de princesa recentes como Frozen e a série de tirinhas da Amy Mebberson.

Que aliás, só valem a pena pela arte. Ainda não li os quadrinhos de Frozen, mas não parecem muito diferentes dos que tínhamos nas páginas da Recreio há alguns anos.

Saudades de quando a Recreio prestava.

O download da edição completa pode ser feito aqui, já que até no site da Gibiteca eu tive dificuldade pra baixar.



Alguma sugestão de quadrinho pra resenhar? Alguma história obscura ou esquecida que valha a pena mencionar? Quer a receita do Miojo do Kapan? Vai lá nos comentários e deixa um recado.