Christmas Carol (1971)


Chuck Jones é um nome que deveria ser conhecido de vocês. Caso não lembrem, ele trabalhou como escritor, produtor ou escritor dos curtas dos Looney Tunes, além de uma série de Tom e Jerry (se pesquisar por Tom and Jerry Chuck Jones você vai soltar um "aaaaahh sim, eu lembro"), além de, claro, da versão animada de Como o Grinch Roubou o Natal.


Pois bem, Chuck produziu esse curta que foi dirigido por Richard Williams, que provavelmente falarei mais ano que vem.


Sim, é Thief and the Cobbler. Aguardem.
...dessa vez eu resenho mesmo, tá.
...sim, Grilo Feliz 2, tá na fila.
...SIM OS VÍDEOS SOBRE FANTOCHES BRASILEIROS TAMBÉM
POKÉMON TAMBÉM

PODEMOS FOCAR NO AGORA? NATAL ETC?


Então falemos de Christmas Carol de 1971.


SIM MÁGICO DE OZ TAMBÉM, TODAS AS DUAS PESSOAS QUE QUEREM MAIS VÍDEOS DE OZ
CALMA




A história vocês já conhecem por osmose.


SOVINA! ODEIA NATAL! TRÊS FANTASMAS! SOVINA AGORA É GENEROSO!


O curta foi um especial da ABC, e assim como a versão do Mickey , tem um tempo de duração curto, mas consegue passar a história com capacidade.

Às vezes.


Embora a narrativa seja bastante fiel ao livro (incluindo trechos com os mineiros e marinheiros, que não é comum de adaptações da história), o desenho falha em nos fazer se importar com esses personagens. Vemos pouco demais de cada um, e pouco além das falas que já conhecemos, tornando o especial previsível e monótono.

A edição também não ajuda, com cortes brutos entre uma cena e outra, e cenas importantes como o final da jornada de Scrooge entre os tempos. Não só a narrativa que se sente cortada do nada, mas a música também é abruptamente interrompida deixando um silêncio estranho, dando um ar de desleixo.


O que não é desleixado é a animação.


O estilo é baseado nas ilustrações originais do livro, e segue fielmente tanto nos cenários quanto na animação. Obviamente ele adapta pra que seja animável, dando aos personagens olhos e rostos mais expressivos e corpos mais fáceis de animar, mas é interessante notar como cada frame é desenhado como um desenho individual.

Eu vou tentar descrever da melhor forma possível.


Pra fazer um desenho direito, existem etapas. Normalmente tu começa com um esboço, aí passa pra outra folha fazendo o acabamento melhorado, daí faz a arte final colocando sombras em hatch e variações. Se não sabe o que é sombreamento em hatch, vá pro Google.

Agora, imagine que cada frame de animação seja feito assim, e cada frame a iluminação, a arte-final fica ligeiramente diferente.

É basicamente isso que acontece aqui. Cria um estilo visualmente interessante, mas a animação é meio mal dirigida. Os personagens nunca se movem naturalmente, é uma forma meio desengonçada de se mexer, e vez ou outra ele dá uns closes ornitorrincamente próximos e desnecessários.



A atuação não é nada de especial, exceto que temos dois atores que já fizeram os papéis de Scrooge e Marley em um filme de 1951. Faz bem seu trabalho e só.

É uma versão interessante pelo estilo artístico, mas fora isso é uma das versões mais fracas da história. Se tem 20 minutos e quer uma boa versão de Christmas Carol, eu diria pra continuar com a do Mickey.

E... Esse artigo ficou bem curto...
...hã...
Toma umas imagens mais assustadoras do especial, porque realmente é um dos pontos fortes do filme.