O Natal da TURMADUPATETA


E mais uma vez vamos a um episódio de Natal!

Da Disney!

Porque se tem uma coisa que combina com essa época tão feliz, colorida, engordante e abraçante são episódios temáticos celebrando o nascimento de Jesus com roteiros bregas e clichês mas cheios de coração!

Sim, senhor, nada melhor que dormir na casa do primo na semana to Natal, acordar às 11h, ligar a TV e ser bem-recepcionado com uma programação especial maratonando especiais de Natal, às vezes de desenhos que a emissora nem exibe normalmente, mas que como tá na pasta "especiais fim de ano" ela bota do mesmo jeito.

E é assim que a gente acabava vendo especial de Natal de desenhos como Taz-Mania, Hi Hi Puffy Ami Yumi, Os Vegetais, De Volta pro Futuro e O Conto de Natal do Mickey.

E um dos desenhos que eu melhor me lembro do tempo que eu era um moleque feliz e catarrento de 8 anos é ATURMADUPATETA. Como alguns sabem, eu não cresci vendo os filmes clássicos Disney, mas os desenhos e quadrinhos era quase uma constante na minha vida desde que me entendo por gente. Dos curtas clássicos, TURMADUPATETA até desenhos mais modernos como Mickey Mouse Works (e por tabela House of Mouse), minha vida era ver TV na esperança que algum estagiário acidentalmente reprisasse algum desses desenhos pra eu poder ver e ter uma bela surpresa.


E depois de velho... O desenho DUPATETA continua incrivelmente bom. Tanto pela arte, como pelas histórias, ambas capturando um lado brega, colorido e divertido dos anos 90.

Algum dia eu faço uma resenha completa desse desenho.
Então, sem mais delongas, ONATALDATURMADUPATETA!

A-HYUK!




Começamos o especial com Pateta terminando de quebrar os enfeites natalinos no telhado de sua casa enquanto canta Deck the Halls. Na versão dublada, ele canta a mesma melodia, mas com a letra de Pinheirinho de Natal. A provável justificativa que dariam seria de que o Pateta bebeu tanta gemada até peidar um ovo e começou a cantar A Dança do Pinguim na melodia dos Looney Tunes.



Ignorando que o próprio filho tá passando fome e frio do alto de uma grua, Pateta continua seu trabalho e... Pera, eles tem uma GRUA?

Eu sei que famílias de classe média nos EUA tem mais poder aquisitivo e certas coisas acabam sendo necessárias, como máquina de cortar grama, mas uma grua? Quem raios usa uma grua no dia a dia? Dá pra levar enfeite natalino uma vez no ano pro teto usando uma escada, raios!


Enfim, Pateta só precisa terminar de botar a cabeça gigante de Papai Noel no trenó, o que pode dar de errado


...ah, sim.


Achando que os gritos vêm do linchamento semanal, Matraca (que no original se chama Pistola porque motivos) vai pra rua esperando poder participar do ritual da vizinhança, mas é surpreendida por Papaiteta Noel.


E aparentemente ele realmente tem poderes, porque as renas FAZEM UMA CURVA EM PLENO AR.

Ou então foram feitas com a mesma tecnologia do laser em Cassiopeia.

Maldita Disney! Já não basta sabotar a produção do filme, agora quer roubar sua tecnologia! O que mais falta, registrar farofa como marca deles?


Enfim, Pateta é jogado justo na chaminé de seu vizinho Bafo de Onça, e recebe leite com biscoitos da pequena Matraca.

Provavelmente por este ser um desenho de família não nos é mostrado como Bafo expulsa Pateta, mas já podemos presumir que causou ao menos uns três pontos em lugares aleatórios do velho Dippy Dawg.


Em seguida, vemos Bafo tentando fazer algo direito ao menos no Natal, arrumando a árvore comprada diretamente de Charlie Brown enquanto tem que ouvir o tagarelar de Matraca:

"Papai, você não acha que devido ao elevado nível de consumismo em nossa sociedade contemporânea estamos nos desapegando dos conceitos originais como amor com o próximo e união entre os povos que fizeram essa festividade florescer e se espalhar por todas as regiões do globo e que devíamos nos focar mais em beneficiar aqueles que mais precisam de nossa ajuda?"

Ao qual Bafo prontamente responde "eu juro por todas as forças das trevas e pela Marta Suplicy como se tu falar mais um pio sobre texto lacrativo forçado eu confisco teu celular te faço engolir e cagar ele depois."


Logo aparece a mãe de Matraca mandando Bafo não ameaçar mais Matraca senão ela vai fazer a mesma coisa com o iate encalhado dele.
Isso é fisicamente impossível até nesse desenho, mas não se discute com o equivalente animado da Rochelle Rock.

A campainha toca e Bafo, mesmo estando humilhado em enfeites natalinos, vai atender porque ele é o homem da casa e se ele não for Peg vai deixar ele sem bacon por uma semana

Bafo é o marido panda original.


E ao abrir a porta AH NÃO, OLAF!

RÁPIDO, ESCONDAM TODOS OS TALK SHOWS BRASILEIROS! TRAGAM MADEIRA, FÓSFORO, E UM SECADOR DE CABELO! NÃO DEIXEM QUE ELE SE REPRODUZA!


Ah não, é só Pateta com um boneco de neve pra enfeitar o jardim sem graça de Bafo, claramente prevendo Christmas with the Kranks.



Pateta liga a luz do boneco, o que causa um ataque epiléptico no ex-vilão e queima da parte elétrica da casa, e é expulso aos berros por Bafo, que descobre que infelizmente não pode matar cachorro a grito.
...meu deus essa foi a pior piada que eu fiz esse ano.


Bafo então reúne sua família e começa a berrar suas ordens:

Bafo: CANSEI DO PATETA E SUAS PATETICES ESSE ANO VAI SER DIFERENTE A GENTE VAI PASSAR O NATAL NA DISNEY

PJ: Mas pai a gente vai toda semana pra lá

Bafo: ENTÃO A GENTE VAI PRO UNIVERSAL STUDIOS

Peg: Pra gente ser demitido? Aaaaah nem vem

Matraca: Nós poderíamos dispensar prazeres capitalistas de curto prazo e nos envolvermos com a natureza e os animais silvestres a fim de buscar uma interligação mais forte e espiritual com a nossa mãe-terra, talvez assim consigamos encontrar uma solução pros problemas político-sociais e econômicos que assolam nossa sociedade contemporânea

PJ: Matraca, vai brincar com os abutres.

Após enfiarem um cacto na Matraca, eles resolvem ir pra uma casa de praia nas montanhas.
Ou seria uma casa na montanha? Casa de inverno...? Enfim.



Entretanto, Max fica triste porque seu melhor amigo vai passar o Natal longe, e ele vai ter que ficar em casa sozinho com seu pai enquanto o velho entope as veias com eggnog com vinho São Brás e força Max a maratonar todos os especiais de Natal de Nas Garras da Patrulha.



Max então entra cabisbaixo em sua casa:


Pateta: Fala, maluco, pra que essa cara fechada?

Max: É porque a gente vai passar o Natal do mesmo jeito que passamo ano passado

Pateta: Teve muito "passar na sua última frase"

Max: E daí?

Pateta: Quer gemada?

Max: Pelo amor de Deus pai, a gente não pode fazer algo diferente esse ano? Eu não aguento mais ver a esquete do Tizil disfarçado de rena no shopping

Pateta: Lembra de quando tu viu esse episódio e criou a dança da rena?

Max: E logo depois você foi preso porque a gente tava no meio da Praça do Ferreira e tu insistiu que "renas não usam roupas"

Pateta: Mas elas não usam

Max: MAS É ILEGAL FICAR PELADO NO MEIO DE UMA PRAÇA

Pateta: O Donald e a Margarida não usam calças, uai

Max: ...

Pateta: E já notou como a Minnie não usa camisa nem sutiã mas quando vai pra praia, mas ela usa biquini?

Max: Porque essa conversa é o melhor jeito de passar o Natal em família.

Pateta: Então tá decidido, vamo pras montanhas!

Max: Contanto que não seja o spa de Pokémon Emerald de novo...



E já na cabana em Lugar Nenhum, há um urso a espreita dos visitantes.


Ele se prepara pra dar o bote e...


...oh, well.


Pateta: IH MALUCO PASSEI A CASA TÁ LÁ ATRÁS

O carro acaba batendo na árvore, a árvore no urso, o urso entra pela chaminé, a chaminé na vó, a vó a bordar.


Pateta respira o pesado ar da montanha como se fosse um hippie, enquanto Max reclama que não pode ligar o MegaDrive do lado de fora.
Justo, se eu vou passar um final de semana nas montanhas, eu quero ao menos poder jogar Aladdin e Sonic 3.


Eles entram na casa e... meu Deus, sei lá porque mas me lembra o quarto do Van Gogh.
Ou do Zezé de Camaro e Luciabo, sei lá.


Pateta manda Max se lascar porque essa é a melhor cabana que ele pôde arranjar, e que tem até um tapete de urso.


Pateta: Ih rapaz deu ruim


E HÁ LUTA!


O urso persegue Pateta, mas ele se aproveita de sua posição privilegiada, e solta um "IT'S OVER BEAR, I HAVE THE HIGH GROUND" ao qual o urso responde "GROOOOAAAAR"


Pateta contra ataca com um OH MEUS SAAAAAAIS ELE USOU O LENDÁRIO CHUTE PATETA QUE LEVOU GOKU À LONA NAQUELE EPISÓDIO PERDIDO DE DRAGON BALL!

E O URSO AINDA TÁ VIVO! AAAAAA


Pateta ameaça atirar com a vassoura, a qual o urso começa a comer.

E a cabeça dele explode, o que o leva a sair chorando.



...

Eu nem vou questionar.


Após a gloriosa vitória, Pateta manda Max arrumar a casa enquanto vai no carro buscar algumas coisas pra festa de Natal.


Oh sim, isso vai dar super certo.


Enquanto isso, no alto da colina, o Grinch... digo, Bafo, está em sua casa incrivelmente confortável, sem imaginar que o perigo mora ao lado.
Eu queria muito ter rimado esse trecho mas vá se lascar.


Bafo acorda com a cantoria de Pateta, e vai até a janela lhe jogar um OBJECTION!

Bafo argumenta que já são 3 horas da manhã e que embora pareça, ele não é o Miranda.
Cês lembram do Miranda né? O Papai Noel do Ídolos e tal.

Eu não vejo mais TV então nem sei o que ele anda fazendo, mas eu tenho CERTEZA de ter visto ele com a namorada exibindo a coleção de Pokémons numa revista de Pokémon antiga do meu primo.


Mas como estamos numa época que desenhos ainda sabem usar pontos de karma, Bafo escorrega da janela e bate a cara numa árvore.


Em seguida, vira uma bola de neve...

...literalmente...


...e aterrisa ao lado de seu vizinho.


Pateta o recepciona dizendo "Bafo, mas que enorme coincidência!", e solta um "a-HYUK" que fez acordar o Turmaculus.

Foi uma grande piada de gordo, compreensível.


Mas Max está preocupado com outras coisas.



Como por exemplo O PAPAI NOEL MAIS AMEAÇADOR DESDE NATAL SANGRENTO!

Ou Christmas Story.

Ou aquela vez que o Terry Crews fez bico de Papai Noel Negro em Todo Mundo Odeia o Chris.


Enfim, Bafo volta pra sua casa na montanha pra se aquecer enquanto passa a gripe que pegou.

Aliás, é estranho, eu só vejo fazerem esse lance de pé em bacia de água quente pra passar resfriado em filme. Na vida real sempre foi o clássico "beba muita água e tome tanta vitamina C até tuas bochechas incharem que nem o Fofão".



Enfim, Pateta chega berrando "FAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALA RAPAZIAAAAAAAAAAAAAAAAADA"


Que é recepcionado por Bafo com a típica expressão "por favor alguém dá um tiro com um 38 na minha cara"


Max e PJ fazem o cumprimento secreto porque são os anos 90 e todo moleque que se preze tem um cumprimento secreto desnecessariamente complicado e idiota.
Você tinha também, não adianta mentir. No máximo fazia aquele toque secreto que o Sonic usava com os Guerreiros da Liberdade.


Pateta então sugere que todo mundo se junte a ele e Max numa deslizada montanha abaixo, porque se tem algo que é seguro é deslizar na neve no meio do nada com o mais próximo de civilização sendo o restaurante do seu Messias Nonato, que não recebe nenhum cliente desde 1987.


Ele parece ter recebido bem a informação.


Na montanha, cada um usa o veículo de sua escolha: Max usa o Rosebud, porque ele é um jovem pré-adolescente antenado em canais sobre cinema do YouTube, e acha que entender todas as nuances visuais e narrativas de Cidadão Kane o faz melhor que os outros moleques que assistem gameplay de Minceraft.
Primeiro que "nuance" não existe, é palavra inventada. Segundo que os dois tão errados, negócio é ver as Olimpíadas de Bolinha de Gude.

Matraca vai com seu fiel escudo do Capitão América piratex que ela obviamente roubou do irmão mais velho enquanto grita "COWABUNGA", e Peg acha que tá no Beach Park.


Trancos e barrancos acontecem, até que todos fiquem no trenó do Pateta, além deles conseguirem perseguir o mesmo urso de antes.


Uma perseguição acontece, resultando na invasão de uma pista de eski... ou ski... ou ska... ou SKIBUNDA, sei lá; e nossos heróis acabam voando pelo ar, até aterrisarem...


...na casa de inverno de Bafo, que há alguns momentos atrás tava tranquilão como um vilão montando um quebra-cabeça.

Aliás, eu tenho quase certeza de que essa casa é alugada, então os prejuízos vão ser suficiente pra quebrar a família e seus descendentes por mais três gerações.

WAY TO GO, GOOFY!


Antes que Bafo possa enfeitar a casa com vermelho, Peg bota moral e diz que não quer mais uma sequência de Natal Sangrento.


Pateta aproveita a ocasião pra levar todos a uma conga às cegas.
...tradição natalina interessante.



Na real Pateta usou uma árvore real e botou trocentas luzes de Natal, iluminando uma área tão grande que daria pra ver de Plutão.

As luzes são ligadas e...




"TI MUNITIN", diz Matraca.



E como merda pouca é bobagem, a árvore cai na casa de Pateta e Max (a dupla que é demais) e consequente mente, no carro dos amigos de fé.

É!


Pateta corre pra salvar o presente de seu pimpolho, mas o carro vira pó logo em seguida.



Bafo externaliza seu claro desdém pelo vizinho, mas Peg diz "AAAAA QUE SE DANE, É VÉSPERA DE NATAL, podem ficar com a gente, se faltar espaço pode até dormir na nossa cama"



Pateta: que

Peg: que

Bafo: Ô MULHER BAIXOU A DORY EM TI OU TU CHEIROU GOMA DE TAPIOCA? ELE ACABOU DE QUEBRAR NO MÍNIMO TRÊS LEIS ESTADUAIS E DUAS LEIS AMBIENTAIS, SEM CONTAR NA CENA PASSADA QUE VOCÊS AGREDIRAM CONSTANTEMENTE UM URSO

Peg: Mas você apertou o botão pra ligar as luzes


Bafo: D'oh!


Pateta diz que quer agradecer pela generosidade voluntária e calorosa de Bafo e sua família, e decide fazer a ceia de Natal!



Bafo: NÃÃÃÃÃÃÃO! TENHA PIEDADE! DA ÚLTIMA VEZ QUE TU TENTOU COZINHAR LÁ EM CASA NO CHURRASCO DE DOMINGO TU CAUSOU UM INCÊNDIO TÃO GRANDE QUE A GENTE TEVE QUE CHAMAR OS SAVE-UMS! E NA REAL TU TINHA QUE FAZER SALADA DE FRUTAS COMO RAIOS TU CONSEGUE BOTAR FOGO NA CASA FAZENDO SALADA DE FRUTAS, PELO AMOR DO CLIFFORD?

Pateta: Bom, é melhor do que se o Kapan fosse cozinhar né.

Bafo: ...olhando por esse lado, pode nem ser tão ruim...


...ei PERA COMO ASSIM MEUS PRATOS SÃO BONS TÁ! Só que você precisa ter uma visão diferente pra poder entender a complexidade gastronômica de botar farofa e limão na pizza e...

...

...

..onde eu tava? Ah sim, Pateta vai cozinhar porque Peg mandou e fim de papo.



Enquanto Pateta recria O Quebra Nozes com o peru, Max avisa seu pai de que não é bom tentar extrapolar e fazer só o básico, ao qual Pateta responde "MALUCO É HOJE QUE EU VOU TESTAR O PERU RECHEADO COM NUGGETS DE CENOURA E PRESUNTO"



Ao ouvir a estapafúrdia idéia de seu pai, Max foge imediatamente pra sala a fim de alertar a todos sobre o fim dos tempos.

O que é engraçado, não me parece uma idéia ruim. Eu adoro nuggets de cenoura. Sério! Por algum motivo eu gosto mais do que os nuggets de frango, pra mim eles acabam melhor tostadinhos do que o resto. Nunca entendi isso.




Pateta volta com o recheio pro peru, porque no caminho ele teve idéia pra mais duas variações e agora quer usar todas as variações ao mesmo tempo.

Parece que o recheio do peru esse ano vai ser miojo de nuggets com linguiça calabresa. Basicamente meu almoço toda quinta-feira.



O urso segue Pateta, mas ele diz "ah não mano vai ter que esperar até eu terminar de cozinhar, se quiser deve ter maçã da Turma da Mônica na geladeira"


"Ah ok pera não tem mais maçã da Turma da Mônica, mas tem o Pickles do Charlie Brown, te vira aí"


Bafo chega na cozinha perguntando com quem Pateta tá falando, ao qual responde "ah, com o urso que a gente quase matou hoje mais cedo. Cara legal, quer ser advogado"


Bafo não reage bem porque já não basta ter que pagar os danos da casa alugada, não vai poder fazer muito caso sejam processados por um urso advogado.


O urso berra "EU VOU BOTAR TODOS VOCÊS NA CADEIA MAIS RÁPIDO DO QUE VOCÊS DIGAM 'DÁ LICENÇA D'EU IR NO BANHEIRO?'!"


Peg ouve toda a gritaria, confusão, pratos e geladeira quebrando e diz "aaaw, Bafo tá ajudando", o que me faz questionar como raios Bafo cozinha suas refeições.



Pateta tenta acalmar os ânimos e diz "ah de boa, quando ele acabar toda a comida ele vai embora."




"Hello, darkness, my old friend..."


Pateta diz que tá tudo bem, porque ele conseguiu salvar uma panela de oxicocos. Ou arandos. Sei lá, nunca comi isso na vida.

Ele tenta melhorar o humor geral e pergunta quem quer cantar canções de Natal.


Considerando que tem um URSO FAMINTO na cozinha, eu imaginei que a reação fosse diferente, mas ainda é válida. Assim como ninguém quer ler Como o Grinch Roubou o Natal, porque vão esperar a versão com Jim Carrey passar na TV porque é mais fácil do que ler.

Mas Pateta sugere que eles façam algo que é tradição entre ele e Max.


Oooooh sim! É a Dança da Rena, que no Brasil trocaram a palavra "rumba" por "samba" e rimou perfeitamente com "ay, caramba" sem mudar o ritmo da música!
Eu acho, né. Eu entendo de música tanto quanto Felipe Neto deve entender sobre o processo técnico de implantação de ferrovias.


Mas enquanto essa... apresentação acontecia, a panela no fogo ferveu tanto que a casa explodiu, soltando raios de energia que nem acontece naqueles desenhos japoneses de lutinha.



Bafo finalmente explode e solta os cachorros no Pateta jogando toda a culpa da ruína do Natal nele, incluindo fazer o próprio filho passar vergonha.


E... essa é uma cena meio difícil de assistir. Pateta decide sair pra tomar um ar fresco e pede que não o esperem pra jantar. É sempre complicado ver personagens conhecidos por serem cômicos em momentos tão dramáticos e tristes, os próprios filmes do Pateta que o digam.

Aliás, essa é uma característica interessante do personagem, ele consegue performar incrivelmente bem sequências cômicas tanto de diálogo quanto físicos, mas também consegue o tom ideal pra ser mais dramático e pra baixo. 



Pateta é o personagem mais realista do trio principal. Mickey é o herói, mas também consegue ter seus momentos darmáticos bem executados quando precisa, embora quase nunca o vejamos nessa posição. Donald é o mais identificável, mas ele é constantemente cartunesco, quase nunca o vemos como um ser humano mais dramático. Exceto talvez em alguns quadrinhos de Don Rosa (como A Volta dos Tres Caballeros, que a história é iniciada quando os sobrinhos percebem como Donald basicamente não tem amigos. Eu tenho quase certeza que tem outra história mais dramática com Donald, mas não me lembro no momento).



Pateta, no entanto, consegue o equilíbrio perfeito, sendo tanto carismático, engraçado, fazendo comédia física, mas também entregando momentos genuínos de slice of life, alguns até tristes.

Basicamente, Pateta é o Ramón Valdéz, que era um ator mais circense, que fazia as próprias cambalhotas e quedas, além de entregar uma comédia ótima, mas também sabia quando precisava ser mais realista e dramático, e entregava uma boa performance.


Enfim, após esse momento, Bafo sugere que todos abram seus presentes. OH YEAH, PORQUE É EXATAMENTE O CLIMA PERFEITO PRA ABRIR PRESENTES, SEU PROJETO DE JABBA.


Matraca ganha um chapéu da Associação dos Cornos, enquanto Max perdeu os presentes no incêncio recente. Mas a garota hiperativa lembra que Pateta salvou um presente ainda e...


...oh. OH.



Max pega seu casaco e diz "Natal é pra se passar com a família" e sai em busca de seu pai pra se reconciliar. Peg nota que eles tão indo em direção a um penhasco.

...

...FELIZ NATAL DO DESENHO FAMILY-FRIENDLY DA DISNEEEEEEEEY!
FALALA-LALA-LALA-LA-LAAAAAAAAA


E obviamente, ele cai, mas não propositalmente como o diálogo nos enganou a pensar.


Max ouve o tradicional GRITODUPATETA, e aponta a direção. Bafo exige que ele tome a liderança na missão de resgate, e todos caem do precipício. YAAAAY

Claro que tem neve fofa e claro que eles encontram o velho Dippy Dawg, e se abrigam numa caverna.


Pateta desabafa como cada ano tem sido mais difícil pra fazer um Natal memorável pra Max. O guri, por sua vez, admite que tá crescendo, mas que ainda ama o Natal, e ainda ama seu pai.



O que eu falei lá em cima sobre Pateta conseguir botar um drama funcional hein? Claro, não é material de primeira linha, mas vindo de um desenho mais cômico, é excelente.

Pateta então se toca de que o Natal não está em lojas ou árvores ou luzes ou trancar os primos menores no banheiro e apagar a luz pelo lado de fora, mas sim do urso.

Urso?


Sim, o urso que tá na caverna.


Oh, sim esse urso.

Aliás uma torta de limão com biscoito pros animadores desse desenho, as expressões tão do balacobaco.


Bafo mostra como é bom vizinho e diz que tem gordura demais pra morrer, e bota Pateta na frente, que tem mais fibra e faz bem na hora de cagar.


E pra variar, Peg que bota moral no urso. Porque esse desenho é cheio de barrigas brancas.

...ursos... barrigas brancas... ha... haha...

perdão.


PJ a avisa que a caverna tá no nome do urso e que legalmente, eles são os invasores.


O urso grita um OBJECTION!, mas é interrompido por...



...Max dançando o samba da rena.



Pateta se junta porque aparentemente essa é a coisa mais sensata a se fazer na situação.



E todo mundo se junta!



E O URSO TAMBÉM!




E TUDO SE RESOLVE, PORQUE O URSO E MATRACA VÃO SUSPENDER OS PROCESSOS E COMEÇAR UMA SÉRIE NOVA CHAMADA MASHA E O URSO!

HUZZAH! FELIZ NATAL!


A trupe então arranja a árvore de Natal do Charlie Brown enfeitada com as jóias de Peg, e terminam o episódio cantando Noite Feliz.


NOTA DO KAPÃO: AAAAY CARAMBA, A RENA DANÇANDO SAMBA/10




É um episódio clichê, previsível, e até meio brega. Mas é feito com um amor, com uma paixão tão grande que acaba sendo uma jornada divertida. Os cenários são lindos (como todos nessa série, vá assistir os episódios comuns e vai ver como os cenários parecem mais vivos, são feitos pra serem um pouco brutos e menos pintados artesanalmente, dá um ar de história em quadrinhos pro desenho), a animação tem reações engraçadas, mas também consegue nos dar performances dramáticas; e o desenrolar do roteiro com seus trancos e barrancos é legitimamente divertido de assistir, é engraçado ver como Bafo tenta o máximo possível se livrar de Pateta mas sempre alguma coisa faz com que o cão e o gato se encontrem.


E como Bafo em si nesse desenho é um ótimo personagem, o pai que realmente ama seus filhos mas, assim como Sr. Banks, não sabe exatamente como demonstrar isso. Só que sendo quem ele é, obviamente os resultados são mais cartunescos e... até um pouco dramáticos (assistam o episódio Axed for Addition e vejam como Bafo reage: é engraçado, mas no fundo, é meio triste). Ele quer ser o pai no controle de tudo, mas não consegue e por isso acaba meio que sofrendo pelas regras de carma.


Não é um episódio espetacular, mas é um ótimo episódio de Natal: é engraçado, tem trapalhadas cômicas bem escritas e animadas, e tem cores agradáveis e um sentimento de calor que é muito bem-vindo.

Aliás, sabiam que a dubladora original da Matraca também dublou Bart Simpson? E Rufus de Kim Possible? E aquele sapato falante de Uma Cilada pra Roger Rabbit? E Pumba Júnior? POIS É!